ExploraSampa
Você está aqui:  / Aventura / 40 trilhas em São Paulo: qual combina com você?

40 trilhas em São Paulo: qual combina com você?

Férias, verão, calor, sol… ingredientes ideais para tirar proveito em meio à natureza, não é? Mas não fique desanimado por ter que gastar horrores, ou ter que sair de São Paulo para poder curtir esse momento outdoor. É possível aproveitar o melhor da natureza aqui mesmo em Sampa.

Temos em São Paulo pelo menos 40 locais para trilhas. Você sabia disso? E o melhor, há atividades para todos os tipos de pessoas, desde os inexperientes até os mais aventureiros. São locais perfeitos para curtir com a família, amigos, namorada(o), ou até mesmo para relaxar e tirar um barato no final de semana. Mas peraêee, não vai achando que todas as trilhas são para vovôs e vovós, nada disso. Existem trilhas de baixo, médio e até de alto grau de dificuldade.

trilhas-em-sao-paulo2

Como eu sei disso?

A Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo catalogou as melhores vias de trekking de Sampa e disponibilizou em seu site – veja aqui. A relação é bem legal e comprova que o Estado de São Paulo é muito bem servido de locais para atividades ao ar livre. Por essa você não esperava, não é?

As Trilhas de Sampa percorrem ao todo 19 Unidades de Conservação, e caminhando por elas é possível observar a biodiversidade dos diferentes ambientes e ter contato direto com a Mata Atlântica.

São aproximadamente 200 km de trilhas, todas mapeadas em um caderno de bolso, similar a um passaporte, com informações dos parques, mapas, rotas e dicas gerais. No passaporte, há espaço para carimbar cada trilha percorrida e o ecoturista é premiado a cada etapa conquistada. Veja aqui como retirar seu passaporte!

O projeto inclui diversas localidades, como por exemplo, Parque Cantareira, Parque Estadual do Jaraguá, Campos do Jordão, Petar, Jaraguá, Ilhabela, Paranapiacaba e tantos outros municípios do Estado. Vale entrar no site e dar uma olhadinha.

Agora, não vale dizer que não há nada para fazer aos finais de semana, hein? Sim, existem muitas trilhas em Sampa.

Compartilhe a informação e bora aproveitar.

Veja aqui a relação completa: 40 trilhas em São Paulo

Rafael Kosoniscs

Editor em ExploraSampa
Paulista, publicitário, sócio da icone4 comunicação e responsável pelo blog Seu Mochilão. É viciado em viagem de mochilão — seja em cidades ou em meio à natureza. Sonha em dar a volta ao mundo e escrever um livro.

4 Comments

  • Luis Molero

    / Responder

    Sabe me dizer se o passaporte trilhas de são paulo ainda está em uso? Achei a ideia bem interessante mas não encontrei onde comprar.
    Obrigado

    • Rafael Leick

      /

      Oi, Luis. Tudo bem?
      De acordo com o site oficial, o passaporte está “indisponível para venda temporariamente”. Sugiro entrar em contato com a Fundação Florestal, no telefone que tem no site, (11) 2997-5026, para pegar mais detalhes. 😉
      Abs

  • Patricia

    / Responder

    Gostaria de apresentar um lugar muito bacana. Um refúgio em meio a mata atlântica… Lá não tem energia elétrica, nem sinal de internet. Aracê Refugio Ecológico e Gastronômico – Aracê – Refúgio Ecológico e Gastronômico – Tapiraí . Trilhas, cachoeira e deliciosa comida mineira feita no fogão a lenha.. Além de tudo é um local que aceita pets… Fica a dica!!

RESPONDER

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão sinalizados ( obrigatório )