ExploraSampa
Você está aqui:  / Cultura / 9 de julho é feriado em São Paulo, mas feriado do quê?

9 de julho é feriado em São Paulo, mas feriado do quê?

9 de julho é feriado em São Paulo

Que próxima quinta-feira, 9 de julho, é feriado em São Paulo todo mundo sabe. Mas será que todo paulista sabe o por quê do dia 9 de julho ser um feriado estadual?

Alguns mais atentos devem responder “claro, esse é o Dia da Revolução Constitucionalista“.

Muito bem! E o que vem a ser a Revolução Constitucionalista?


Revolução Constitucionalista de 1932

Em 1932, 2 anos após o governo provisório de Getúlio Vargas ter assumido o poder no país, a população de São Paulo se rebelou contra o governo nacional pedindo a promulgação de uma nova constituição federal, pois a anterior de 1891 havia sido derrubada em 1930 pelo golpe de Vargas.

O estopim da revolta aconteceu em 23 de maio de 1932, quando 4 jovens, Mário Martins de Almeida, de 31 anos; Euclydes Bueno Miragaia, de 21; Dráusio Marcondes de Souza, 14 anos, e Antônio Américo de Camargo Andrade, de 30 foram assassinados pelos partidários do “Governo Provisório” de Vargas. A sigla M.M.D.C. que batizou a campanha, vem dos nomes desses mártires.

9 de julho é feriado em São Paulo


Os paulistas, em número bem menor, saíram derrotados depois de 87 dias de combates no período que também é conhecido como Guerra Paulista.

No entanto, a luta dos paulistas não foi em vão, com o término da revolução iniciou-se no Brasil o processo de democratização. Em 1933 novos representantes da Assembléia Constituinte foram eleitos, inclusive contando pela primeira vez com voto feminino, então em 1934 (dois anos após a guerra) o governo promulgou a nova constituição.

9 de julho é feriado em São Paulo


Para termos uma noção da importância da Revolução Constitucionalista de 1932, além do feriado civil no dia 9 de julho, temos ainda várias outras homenagens como a Avenida 9 de Julho e a Avenida 23 de maio, além de um dos monumentos mais importantes da cidade, o Obelisco do Ibirapuera.

O nome oficial do Obelisco é Obelisco Mausoléu aos Heróis de 32, com 72 metros de altura é o maior monumento da cidade e guarda os restos mortais do 4 mártires da Revolução, Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo (o M.M.D.C.) e de outros 713 ex-combatentes.

Em memória dos ideais de 1932 e por aqueles que lutaram nas batalhas, algumas comemorações são realizadas, como desfile cívico-militar no Parque do Ibirapuera em São Paulo.


E pra quem gosta de Explorar São Paulo igual a gente, o Obelisco é aberto a visitação e tem entrada gratuita.

9 de julho é feriado em São Paulo


Serviço:

Obelisco Mausoléu
End.: Av. Pedro Álvares Cabral, s/nº – Vila Mariana – zona Sul – São Paulo.
Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 10h às 16h.
Tel.: (11) 5086-1144.
Entrada gratuita.

Jonathan Padua

Editor em ExploraSampa
Paulista, trabalha na área de TI, se considera mochileiro e aventureiro. Escreve desde 2010 no blog Eu Vou de Mochila, é fã de esportes, filmes e livros. Acredita que cada canto do mundo tem algo que faça uma viagem valer a pena. Quando perguntado qual lugar do mundo gostaria de conhecer, responde: o mundo!

Últimos posts por Jonathan Padua (exibir todos)

5 Comments

    • Rafael Leick

      /

      Muita gente mesmo em SP não sabe, Jr! 🙂
      É sempre interessante conhecer nossa história, né?

  • Rafael Leick

    / Responder

    É tão legal entender cada vez melhor nossa cidade…
    O Brasil ainda está caminhando no sentido de preservar sua história e o nosso povo de reconhecê-la.
    Excelente post, Jon! 😉

RESPONDER

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão sinalizados ( obrigatório )