ExploraSampa
Você está aqui:  / Cultura / Mobilidade Urbana / Acessibilidade é destaque no 41º Festival Sesc Melhores Filmes

Acessibilidade é destaque no 41º Festival Sesc Melhores Filmes

CineSesc na abertura do evento - Foto: Tiago Sperotto

No último dia 1º de abril, o CineSesc reabriu suas portas depois de uma reforma que vinha desde janeiro para a abertura do 41º Festival Sesc Melhores Filmes, um marco cultural da cidade, que mostra o que de melhor rolou nas telonas no ano anterior, a preços populares. É o mais antigo festival de cinema de São Paulo, tendo sua primeira edição em 1974, sabia dessa?

Pra todo bom paulistano, que fica desapontado quando tem uma resposta negativa pra “será que ainda tá no cinema?”, o festival é sempre uma ótima opção, ainda mais pra quem prefere ver os filmes na telona antes de ver no celular, computador, Netflix, DVD ou Blu-Ray.

Abertura do 41º Festival Sesc Melhores Filmes no CineSesc - Foto: Tiago Sperotto

Abertura do 41º Festival Sesc Melhores Filmes no CineSesc – Foto: Tiago Sperotto

Em 2014 foram 376 títulos lançados em São Paulo, sendo 105 deles nacionais. Na seleção do festival, ficaram 51 filmes, sendo 20 produções nacionais disputando as premiações de:
– Melhor filme
– Melhor documentário
– Melhor ator
– Melhor atriz
– Melhor direção
– Melhor roteiro
– Melhor fotografia

Os filmes estrangeiros disputam outras categorias:
– Melhor filme
– Melhor direção
– Melhor ator
– Melhor atriz

Confira a programação de filmes e das atividades paralelas do Festival Sesc Melhores Filmes 2015

Todos os vencedores foram eleitos por público e crítica especializada e premiados na abertura do evento. E de 2 a 29 de abril, o cinema de rua exibe os 51 filmes participantes, além de uma programação paralela, com debates, exposição e seminários.

Boyhood, filme de Richard Linklater - Foto: Divulgação

Boyhood, filme de Richard Linklater – Foto: Divulgação

Na abertura, foi exibido o longa “A Luneta do Tempo”, do cantor e compositor Alceu Valença, que chega aos cinemas no segundo semestre. Os filmes destaques dessa edição do festival incluem “Hoje Eu Não Quero Voltar Sozinho”, candidato brasileiro a integrar a lista de indicações do Oscar 2015, do diretor Daniel Ribeiro, que participa de debate após a exibição e o aclamado “Boyhood”, de Richard Linklater.

A Sessão CineClubinho, projeto do CineSesc, também participa do 41º Festival Sesc Melhores Filmes exibindo gratuitamente os filmes infantis selecionados aos domingos, às 11h, durante todo período do festival.

 

ACESSIBILIDADE EM ALTA

Hoje Eu Quero Voltar Sozinho, de Daniel Ribeiro - Foto: Divulgação

Hoje Eu Quero Voltar Sozinho, de Daniel Ribeiro – Foto: Divulgação

O Festival, assim como a maioria da programação de todas as unidades do Sesc, preza pela inclusão e acessibilidade, portanto, todos os filmes contam com audiodescrição e legendas open caption. Em 2010, o festival já inovou ao ser o primeiro evento do gênero a disponibilizar sua programação com esses serviços.

A audiodescrição consiste na descrição de todas as informações que compreendemos visualmente e que não estão contidas nos diálogos, como as expressões faciais e corporais, informações sobre o ambiente, figurinos, efeitos especiais, mudanças de tempo e espaço, além da leitura de créditos, títulos e qualquer informação escrita na tela. Ela é feita ao vivo por atores e acontece nos espaços entre os diálogos e nas pausas sonoras do filme. Somente os espectadores que recebem fones especiais escutam a audiodescrição, geralmente pessoas com deficiência visual ou com visão diminuída. Já a legenda open caption é vista por todos os espectadores, consiste numa legenda a mais no filme, descrevendo os sons além dos diálogos. Os deficientes auditivos se utilizam deste recurso.

A reforma, que manteve o CineSesc fechado desse ano, foi inclusive para adaptações de acessibilidade e isso se estende para a programação, com o bate-papo “Acessibilidade no cinema”.

O número de poltronas foi reduzido de 326 para 254 para que a sala melhor acomodasse os cadeirantes e demais deficientes físicos. As poltronas em si são mais confortáveis e contam com maior espaço entre uma fileira e outra. A disposição da plateia também foi modificada para três blocos de assento em vez dos dois que atendiam o público do CineSesc até então.

Vencedores na abertura do evento - Foto: Aline Arruda

Vencedores na abertura do evento – Foto: Aline Arruda

 

ITINERÂNCIA

A boa notícia pra quem não é da capital é que esse é um festival itinerante. Entre 5 e 31 de maio de 2015, unidades do Sesc no litoral e no interior de São Paulo, recebem exibições de filmes participantes: Sesc Araraquara, Sesc Bauru, Sesc Birigui, Sesc Campinas, Sesc Catanduva, Sesc Jundiaí, Sesc Osasco, Sesc Piracicaba, Sesc Prudente, Sesc Ribeirão Preto, Sesc Rio Preto, Sesc Santos, Sesc São Caetano, Sesc São Carlos, Sesc São José Dos Campos, Sesc Sorocaba e Sesc Taubaté.

 

41º Festival Sesc Melhores Filmes @ CineSesc (site)
De 2 a 29 de abril de 2015
Endereço: Rua Augusta, 2075 – Cerqueira César – São Paulo
Telefone: 11 3087.0500
Preços: de R$ 3,50 a R$ 20

Rafael Leick

Rafael Leick

Editor em ExploraSampa
Paulistano, publicitário e gerente de projetos. Morou em Londres, é fascinado por conhecer pessoas e considera viajar o melhor jeito de explorar a si mesmo. Até hoje, pôs os pés em 21 países e mais de 50 cidades, escreve sobre isso desde 2009 no Viagem Primata e em 2014 lançou o Viaja, Bi!.
Rafael Leick

RESPONDER

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão sinalizados ( obrigatório )