ExploraSampa
Você está aqui:  / Mobilidade Urbana / Entenda como funciona o Metrô de São Paulo por dentro

Entenda como funciona o Metrô de São Paulo por dentro

Durante o final de semana do 1º ExploraSampa Weekend, uma das atrações mais legais e que chamou mais a atenção dos blogueiros que participaram do evento foi uma visita ao Metrô de São Paulo.

Mas não foi uma visita qualquer. Eles tiveram a oportunidade de visitar o Centro de Controle Operacional (CCO) da instituição, onde é controlada toda a operação dos trens metropolitanos. É sensacional, lembrando aquelas salas de controle que se vê em filmes.

Fomos recebidos pela equipe do Metrô, que de forma muito simpática e atenciosa nos levou até essa sala e explicou detalhadamente o dia-a-dia do CCO e da CCS, o Centro de Controle de Segurança, que é uma célula ali dentro do CCO que monitora as câmeras de vigilância de todo sistema, entre outras atividades relacionadas à segurança.

Foto: Rafael Leick / ExploraSampa

Foto: Rafael Leick / ExploraSampa

Os blogueiros ainda foram convidados a conhecer como funciona a cabine do próprio trem e ter uma experiência única, que se destacou na opinião de todos eles.

Esse roteiro foi elaborado para o evento, mas você pode conferir esses passeios e muitos outros no Metrô.
E o melhor: DE GRAÇA!

Um dos mais inusitados é o roteiro Madrugadas Subterrâneas, que permite aos visitantes sete horas junto com a equipe de manutenção pelos túneis para inspeção e troca dos trilhos na madrugada. Existem encontros e atividades à noite antes de partir pro mundo subterrâneo. Quando a operação comercial do Metrô de São Paulo é encerrada, às 0h20, a equipe (e os visitantes) entram em ação e tem uma imersão que dura até às 4h40. Sem dúvida, um dos passeios mais legais que a intituição oferece.

Equipe mostrando o app do Metrô de São Paulo - Foto: Henrique Brasil / ExploraSampa

Equipe mostrando o app do Metrô de São Paulo – Foto: Henrique Brasil / ExploraSampa

No site do Programa de Visitas do Metrô você encontra 10 roteiros diferentes, cada um com um foco específico, como logística e até a manutenção subterrânea feita de madrugada.

 

Roteiros do Programa de Visitas do Metrô de São Paulo

 

1 | Metrô em Operação

Mostra o funcionamento da operação do sistema metroviário, visitando a CCO e o CCS – Centro de Controle de Segurança. O visitante aprende como é feito o monitoramento da operação dos trens e do fluxo de passageiros, além das ações relacionadas à segurança.

Duração: 2h30
Público-alvo principal: Escolas técnicas, universidades e empresas com atividades relacionadas ao serviço metroviário
Pré-requisitos: acima de 16 anos / entre 10 e 40 participantes / estudantes devem estar acompanhados de professor ou responsável
Local: CCO – Rua Vergueiro, 1200, Paraíso
(cheque disponibilidade)

2 | Logística de Materiais

Saiba como funciona a logística dos estoques de materiais e outros equipamentos para a manutenção do Metrô de São Paulo.

Duração: 3h
Público-alvo principal: Escolas técnicas, universidades e empresas
Pré-requisitos: acima de 16 anos / entre 10 e 40 participantes / estudantes a partir do 2º ano e devem estar acompanhados de professor ou responsável / traje: calça comprida, camisa ou camiseta e sapatos fechados (sem salto)
Local: Pátios de Manutenção
(cheque disponibilidade)

3 | Oficinas de Manutenção

Este roteiro contempla as rotinas de manutenção dos trens e via permanente.

Duração: 3h
Público-alvo: Apenas escolas técnicas, universidades e empresas
Pré-requisitos: acima de 16 anos / entre 10 e 40 participantes / estudantes a partir do 2º ano / traje: calça comprida, camisa ou camiseta e sapatos fechados (sem salto)
Local: Pátios de Manutenção
(cheque disponibilidade)

Foto: Rafael Leick / ExploraSampa

Foto: Rafael Leick / ExploraSampa

4 | Madrugadas Subterrâneas

Enquanto a cidade dorme o Metrô de São Paulo, não para. Conheça os processos técnicos envolvidos na manutenção da madrugada.

Duração: 7h
Público-alvo: estudantes de cursos técnicos e universitários de Engenharia
Pré-requisitos: acima de 18 anos / máximo 10 participantes / estudantes a partir do 2º ano / traje: calça comprida (jeans ou brim), camisa ou camiseta (malha ou algodão), sapatos fechados ou botas (sem salto) e cabelos presos
Local: CCO – Rua Vergueiro, 1200, Paraíso
(cheque disponibilidade)

5 | Programa Turma do Metrô

Uma oportunidade para que os estudantes façam uma viagem ao cérebro do metrô, o Centro de Controle Operacional. Na visita, estações e trens são apresentados conceitos de cidadania, atributos do sistema de transporte e sua contribuição para a melhoria da qualidade de vida da população. Instiga nos estudantes uma visão mais consciente no uso cuidadoso e correto do transporte público.

Duração: 3h30
Público-alvo principal: Escolas de Ensino Fundamental e Médio, cursos profissionalizantes, ONGs e associações de bairro
Pré-requisitos: 6 a 18 anos / entre 20 e 50 participantes / acompanhamento mínimo de 3 adultos
Local: CCO – Rua Vergueiro, 1200, Paraíso
(cheque disponibilidade)

6 | Conheça seu Metrô

Nesse roteiro são desvendados os bastidores de uma estação, os trens e o Centro de Controle Operacional e de Segurança.

Duração: 3h
Público-alvo principal: usuários do sistema metroviário e interessados em conhecer o funcionamento do Metrô.
Pré-requisitos: a partir de 7 anos / entre 10 e 20 participantes / menores até 14 anos deverão vir acompanhados de responsável / traje: calça comprida, camisa ou camiseta, sapatos fechados (sem saltos) ou tênis
Local: CCO – Rua Vergueiro, 1200, Paraíso
(cheque disponibilidade)

Foto: Rafael Kosoniscs / ExploraSampa

Foto: Rafael Kosoniscs / ExploraSampa

7 | Experiente Cidadão

Roteiro específico para orientar o público idoso quanto ao uso seguro do sistema metroviário e seus direitos e deveres, além de reforçar questões de cidadania e orientações para um envelhecimento saudável.

Duração: 3h
Público-alvo principal: associações de bairro, universidade, Educação de Jovens e Adulto – EJA e demais interessados
Pré-requisitos: preferencialmente acima de 60 anos / entre 20 e 40 participantes / traje: roupas confortáveis e sapatos sem saltos
Local: CCO – Rua Vergueiro, 1200, Paraíso
(cheque disponibilidade)

8 | Acessibilidade no Metrô

Parceria do Metrô com instituições de reabilitação e organizações da sociedade civil para orientação sobre o uso do metrô às pessoas com deficiência. Os visitantes conhecerão os detalhes sobre a acessibilidade das instalações e equipamentos nas estações e trens e sobre o funcionamento do sistema metroviário.

Duração: 2h
Público-alvo principal: pessoas com deficiência, atendidas por instituições ou associações de reabilitação
Pré-requisitos: a partir de 12 anos / entre 5 e 10 participantes / preenchimento de formulário eletrônico realizado pelo responsável do grupo
Local: trens e estações (a combinar com a instituição)
(cheque disponibilidade)

Participantes do 1º ExploraSampa Weekend em frente o CCO do Metrô - Foto: Henrique Brasil / ExploraSampa

Participantes do 1º ExploraSampa Weekend em frente o CCO do Metrô – Foto: Henrique Brasil / ExploraSampa

9 | Obras de Expansão

Visita às obras de expansão com apresentação dos projetos em implantação. A realização desta visita está condicionada à liberação de data por parte dos engenheiros responsáveis pelos canteiros de obras. Por conta da demanda de solicitações, o prazo médio pra resposta positiva ou negativa é de até 30 dias.
Para esse roteiro, não são feitas visitas noturnas ou aos finais de semana e a solicitação deve ser feita para o email visitasmetro@metrosp.com.br, com nome completo do responsável e telefones de contato.

Duração: 4h
Público-alvo principal: estudantes e/ou empresas ligadas à área de engenharia e arquitetura
Pré-requisitos: a partir de 18 anos / até 20 participantes / estudantes universitários a partir do 4º semestre
Local: a ser combinado
(cheque disponibilidade)

10 | Segurança do Trabalho

Palestra com técnicos de Segurança do Trabalho do Metrô, contando sobre as ações e programas adotados para impedir ou reduzir situações de risco dentro e fora do trabalho. Ao final, há espaço para perguntas e uma visita às oficinas do Pátio Jabaquara para observar os procedimentos adotados e o uso de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual).

Duração: 2h
Público-alvo principal: Escolas técnicas, universidades, empresas e instituições
Pré-requisitos: a partir de 16 anos / de 5 a 40 participantes / Estudantes deverão ser acompanhados por um professor ou responsável
Local: normalmente no Pátio Jabaquara
(cheque disponibilidade)

Blogueiros com uma dorminhoca no metrô - Foto: Rafael Leick / ExploraSampa

Blogueiros com uma dorminhoca no metrô – Foto: Rafael Leick / ExploraSampa

 

Para participar gratuitamente de qualquer um desses roteiros, confira o calendário na página específica do roteiro (links acima) e se houver disponibilidade de vagas, é só clicar no dia e preencher o formulário. 😉

Conhecer melhor e de perto nosso sistema de transporte público é um atividade fora do convencional e que surpreende. É o tipo de experiência que nos faz repensar e resignificar a cidade.

E essa é a essência do #ExploraSampa. Tá no nosso DNA também apresentar São Paulo para os paulista(no)s.

Trio do ExploraSampa prestigiando Hogwarts - Foto: Rafael Leick / ExploraSampa

Trio do ExploraSampa prestigiando Hogwarts – Foto: Rafael Leick / ExploraSampa

O Metrô de São Paulo apoiou o evento 1º ExploraSampa Weekend, proporcionando vista ao Centro de Controle Operacional, lanche e passeio na cabine dos trens da linha verde. Confira nos blogs participantes mais relatos sobre o evento.

[+] Inscreva-se no nosso canal

 

Rafael Leick

Rafael Leick

Editor em ExploraSampa
Paulistano, publicitário e gerente de projetos. Morou em Londres, é fascinado por conhecer pessoas e considera viajar o melhor jeito de explorar a si mesmo. Até hoje, pôs os pés em 21 países e mais de 50 cidades, escreve sobre isso desde 2009 no Viagem Primata e em 2014 lançou o Viaja, Bi!.
Rafael Leick

3 Comments

RESPONDER

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão sinalizados ( obrigatório )