ExploraSampa
Você está aqui:  / Lazer / Meio Ambiente / Melhor parque urbano do planeta, o Ibirapuera completa 61 anos

Melhor parque urbano do planeta, o Ibirapuera completa 61 anos

parque do ibirapuera

Agosto é um mês muito importante para São Paulo, pois no dia 21 será o 61° aniversário do Parque do Ibirapuera ou Ibira, como é carinhosamente chamado pelos paulistanos.

Criado e inaugurado nas comemorações dos 400 anos da cidade de São Paulo, é meio clichê dizer mas o Parque do Ibirapuera é o pulmão verde da cidade, com uma área de 1.584.000 m² são 10 portões, 3 lagos artificiais, prédios projetados por Oscar Niemeyer e que recebe ao todo 120 mil visitantes nos dias mais movimentados.

mapa parque do ibirapuera

Funciona diariamente das 5h às 0h, mas é preciso ficar de olho no horário de funcionamento dos portões, que segue a tabela abaixo:

Horário dos portões Parque do Ibirapuera:

– Portões: 02, 03, 05 e 10, das 05h as 24h.
– Portões: 04, 06 e 09, das 05h as 22h.
– Portões: 07, 08 e 09A, das 06h00 as 20h.
– Portão: 07A, das 07h as 17h.


O que mais gosto do Ibirapuera é o fato dele ser atrativo para qualquer pessoa.

Tem aluguel de bicicleta, pista de cooper, quadras poliesportivas, aparelhos de ginástica, além de escola de jardinagem, planetário, museus, a Bienal e muitas outras atrações que vai atender todo o tipo de público, sem contar a galera que se encontra por lá para andar de skate, para aula de yoga, para jogar RPG ou qualquer outra coisa.

A agenda cultural do parque é muito rica e pra ficar por dentro dos eventos que acontecem por lá, é só ficar de olho no site parqueibirapuera.org.

Tudo isso torna o Parque do Ibirapuera multicultural, um reflexo da própria cidade.

Parque Ibirapuera – São Paulo (SP) – 09.09.2014 – Geral - O Parque Ibirapuera reúne diversas opções de lazer, esporte e cultura, entre bosques, jardins, gramados e um lago. Av. Pedro Álvares Cabral, s/n Vila Mariana. Fotos: Jose Cordeiro/SPTuris

Parque Ibirapuera – São Paulo (SP) – 09.09.2014 – Geral – O Parque Ibirapuera reúne diversas opções de lazer, esporte e cultura, entre bosques, jardins, gramados e um lago. Av. Pedro Álvares Cabral, s/n Vila Mariana. Fotos: Jose Cordeiro/SPTuris




E por coincidência (ou não), como presente de aniversário, o Ibirapuera acaba de ser considerado o melhor parque urbano do planeta, segundo notícia do jornal britânico The Guardian clap clap.

Na lista ainda constam nomes famosos como o uttes-Chaumont em Paris, o High Line em Nova York e o Hampstead Heath em Londres.

O fato do parque possuir fácil acesso mesmo de transporte público, de ser um importante local para a prática de esportes e eventos culturais, a presença de 494 espécies vegetais, 156 espécies de aves, além de seu tamanho foram pontos de destaque que fizeram o Parque do Ibirapuera alcançar a primeira colocação na lista.

parque do ibirapuera

Parque Ibirapuera – São Paulo (SP) – 09.09.2014 – Geral – O Parque Ibirapuera reúne diversas opções de lazer, esporte e cultura, entre bosques, jardins, gramados e um lago. Av. Pedro Álvares Cabral, s/n Vila Mariana. Fotos: Jose Cordeiro/SPTuris




O Parque do Ibirapuera é um dos atrativos mais visitados por paulistanos e visitantes. Está no topo da lista, pois é muito conhecido aqui e fora do país. Tem uma área invejável e é considerado de todos os moradores de São Paulo“, comentou Wilson Poit, secretário municipal para Assuntos de Turismo e presidente da SPTuris, sobre a importância do parque para a cidade.

Jonathan Padua

Editor em ExploraSampa
Paulista, trabalha na área de TI, se considera mochileiro e aventureiro. Escreve desde 2010 no blog Eu Vou de Mochila, é fã de esportes, filmes e livros. Acredita que cada canto do mundo tem algo que faça uma viagem valer a pena. Quando perguntado qual lugar do mundo gostaria de conhecer, responde: o mundo!

Últimos posts por Jonathan Padua (exibir todos)

RESPONDER

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão sinalizados ( obrigatório )