Minijardim, uma opção por mais verde na cidade grande

Viver em São Paulo tem, em teoria, uma desvantagem para a maioria das pessoas. Apesar de ainda termos bastante verde espalhado pela cidade e o Parque do Ibirapuera sendo considerado o melhor parque urbano do mundo pelo jornal britânico The Guardian, muita gente ainda sente falta de mais verde.
Isso pode ser explicado pelo fato de que estamos acostumados a viver em nossa rotina e não buscar por esses espaços, mas também pelo tamanho da cidade. São Paulo é gigante, tem 1.530 km² em extensão territorial, mas uma população passa de 11 milhões, segundo dados do Censo de 2010, divulgados pela SPTuris.
Minijardim, a opção verde para apartamentos
É um pouco pra suprir essa sensação que o biólogo Flavio Henrique Sant’Ana e o estudante de Arquitetura André Arozio se juntaram para criar o projeto Amora Mini Jardins, quando foram desafiados na tentativa de conseguir inserir mais plantas na vida das pessoas da cidade grande.
Eles começaram a montagem de um jardim em casa, que não precisasse de muito sol, ocupasse pouco espaço, e acima de tudo não precisasse de muito cuidado, atendendo assim uma parcela da população que gosta de plantas e natureza, mas não tem tempo (ou habilidade) para cuidar delas em casa. Bem a cara paulistana.
Depois de muitas pesquisas pra entender quais as plantas se adaptavam melhor a estas condições, os dois montaram um terrário de musgos e pequenas plantas que se mantiveram bem em um recipiente fechado. E deu certo! Hoje eles vendem a serenidade de um grande jardim, plantada em um espaço minúsculo. Existem diversos tamanhos e formatosde vidros e até pingentes com um minijardim.
Cuidados com o minijardim
A durabilidade do minijardim está ligada ao cuidado e o local onde a pessoa o mantém. A maneira como o jardim é montado faz com que água se mantenha na parte abaixo da terra, onde ficam as pedras, e assim é absorvida pela raiz das plantas, e eliminada pela transpiração das folhas, voltando assim a atmosfera do recipiente. Em dias frios pode se notar um certo embaçamento do vidro ou até gotejamento fazendo com que a água retorne para a terra.
Além disso, a terra utilizada é rica em restos de matéria orgânica, que ao se decomporem liberam gás carbônico, utilizado pela planta para a fotossíntese, formando assim um ciclo que mantém a vida dentro do minijardim.
Isso por si só já nos traz uma conscientização da nossa responsabilidade em não desequilibrar o nosso grande ecossistema, fazendo com que consigamos manter nossa vida aqui dentro. É importante lembrar que nosso planeta é um ecossistema fechado, em escala muito maior, que nossa água e nosso ar se reciclam constantemente sem necessidade de entrada e saída da nossa atmosfera.
Amora Mini Jardins no 1º ExploraSampa Weekend
Para conscientizar os participantes do #1ESW sobre a importância de cuidar do nosso planeta e ainda ter um item de decoração bem bonito, a Amora Mini Jardins deu para cada participante do evento um minijardim. Junto com o vidrinho, vem uma tag que contém as orientações pra que o minijardim dure bastante.
A photo posted by Amora Mini Jardins (@amora.mjardins) on
Amora Mini Jardins
Para adquirir o seu minijardim, entre em contato pelo e-mail amora.mjardins@gmail.com. Acompanhe o trabalho dos meninos também pelo Instagram e Facebook.
Rafael Leick
Últimos posts por Rafael Leick (exibir todos)
- Festival internacional de arte Nu Festival cria galeria a céu aberto em Pinheiros - outubro 5, 2017
- Castelo Rá-Tim-Bum tem nova exposição no Memorial da América Latina - março 30, 2017
- Conheça o Escape60, um jogo de fuga em SP - dezembro 9, 2015
andreia cristina marques de almeida
janeiro 17, 2016 at 11:41
boa tarde ,gostaria de saber onde compro o mini jardim em vidro e quanto custa sou de guarulhos
Rafael Leick
janeiro 20, 2016 at 13:45
Oi, Andreia. Valeu pelo comentário.
No final do artigo tem o e-mail deles e as redes sociais. Entre em contato com eles pra ver os preços e fala que viu aqui no ExploraSampa. Vai que eles conseguem fazer um especial? 🙂
Bjs
Pedro Ribas
agosto 26, 2015 at 11:40
Um momento em que a gente diz “KRO”, novas técnicas para o novo ap xD
Rafael Leick
agosto 31, 2015 at 00:00
Eba! Entra em contato com os meninos e eles te mostram as opções que eles tem disponíveis 😉
Eloah Cristina
agosto 24, 2015 at 12:12
Estou apaixonada por esse projeto! Que lindo <3
Rafael Leick
agosto 25, 2015 at 00:36
Fofo, né? <3