ExploraSampa
Você está aqui:  / Aventura / Pedreira do Dib: um local de aventura na Serra da Cantareira

Pedreira do Dib: um local de aventura na Serra da Cantareira

Ano novo, vida nova. Aposto que você falou isso na virada do ano, ou ouviu um bocado de gente dizer isso. Tenho certeza! Pensando nisso, que tal começar 2015 praticando uma nova atividade ao ar livre? Neste ano, o ExploraSampa vai mostrar diversos roteiros de aventura. Na verdade, queremos encher o paulistano de adrenalina e provar que São Paulo é uma grande opção para vivenciar uma experiência outdoor.

pedreira-do-dib2Serra da Cantareira – a maior floresta urbana do mundo – é uma boa pedida para ocupar o final de semana tedioso. A dica é a Pedreira do Dib. O local é destino certo para quem procura esportes de aventura em São Paulo. É possível praticar diversas atividades no local, desde rapel, bungee-jump, escalada, slackline e diversos outros. O lugar está localizado em Mairiporã e está a 1.140m de altitude. Nada difícil de chegar.

O Dib, como é normalmente chamado, não é essencialmente um presente da natureza, já que por ali funcionava uma pedreira – desativada há 31 anos. Atualmente, o local é uma das melhores alternativas dos aventureiros de Sampa, que não abrem mão de praticar esportes radicais. A pedreira impressiona logo de cara, e as altas paredes instigam a imaginação de qualquer pessoa. O lugar parece um caldeirão e recebe visitas todos os dias, mas o maior movimento acontece nos finais de semana. Podemos dizer que ali é o point da escalada e do rapel. Tem que ir pra ver!

pedreira-do-dib1O Dib já foi alvo de diversas campanhas publicitárias, mas o seu melhor aproveitamento é, sem dúvida, para a prática do esporte de aventura, isto porque a pedreira tem mais de 55 vias para escalada, indicadas os mais variados níveis de experiência: desde o iniciante no esporte até o mais engajado na atividade. Fora isso, a pedreira oferece paredões de 108, 70 e 40 metros, ideais para o rapel. Embora seja o paradão mais alto de São Paulo, não é necessário ter experiência para poder encarar o desafio, mas é necessário ir com pessoas experientes ou profissionais habilitados. Ainda assim, não é raro encontrar alguém oferecendo o serviço no local, mas opte pelo agendamento prévio com alguma empresa especializada.

pedreira-do-dib4

 

COMO CHEGAR NA PEDREIRA DO DIB?

pedreira-do-dib8De São Paulo – seguir até o km 79 da Rod. Fernão Dias e pegar o viaduto que cruza por cima da rodovia e seguir pela Av. Coronel Sezefredo Fagundes, sentido Mairiporã, até o alto da Serra e pegar a estrada para a o Dib.

De Mairiporã – seguir pela Rod. Fernão Dias, sentido São Paulo, e subir o túnel da Mata Fria, virar à direita na Estrada Velha de Bragança, subir até o alto da serra e pegar a estrada para a o Dib.

 

DICAS DA EXPLORAÇÃO

pedreira-do-dib5Quem vai gostar de explorar: Paulistanos que buscam aventura | Praticantes de esportes radicais | Turistas

Entrada gratuita.

Recomendação: Pratique atividades outdoor com profissionais qualificados.

Rafael Kosoniscs

Editor em ExploraSampa
Paulista, publicitário, sócio da icone4 comunicação e responsável pelo blog Seu Mochilão. É viciado em viagem de mochilão — seja em cidades ou em meio à natureza. Sonha em dar a volta ao mundo e escrever um livro.

6 Comments

  • leandro

    / Responder

    Ola, gostaria de saber se e permitido nadar nessa agua.??
    Parabéns pelo blog abraço

    • Rafael Kosoniscs

      /

      Leandro, a água não é das mais limpas. Acho que você não vai querer entrar naquela água. Abs

  • Ary Pontes

    / Responder

    que empresas de turismo/escalada trabalham na pedreira do Dib?

    quero ir escalar lá, mas não possuo experiencia nem equipamento. como devo proceder para escalar la?

    • Rafael Kosoniscs

      /

      Então, Ary. Para escalar no DIB já tem que saber escalar. Recomendo que faça um curso de montanhismo antes, GPM, CAP são boas opções. Abs

  • Rafael Leick

    / Responder

    Já conheço a Serra da Cantareira, mas essa pedreira ainda não.
    Mas adicionei à lista 🙂

    • LIMITE VERTICAL

      /

      Ótima matéria e, conforme mencionado, procure sempre profissionais habilitados.
      Estamos ha 15 anos em atividade no Turismo de Aventura e todos os meses temos atividades de rapel na Pedreira do Dib.

RESPONDER

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão sinalizados ( obrigatório )