Pedreira do Dib: um local de aventura na Serra da Cantareira

Ano novo, vida nova. Aposto que você falou isso na virada do ano, ou ouviu um bocado de gente dizer isso. Tenho certeza! Pensando nisso, que tal começar 2015 praticando uma nova atividade ao ar livre? Neste ano, o ExploraSampa vai mostrar diversos roteiros de aventura. Na verdade, queremos encher o paulistano de adrenalina e provar que São Paulo é uma grande opção para vivenciar uma experiência outdoor.
A Serra da Cantareira – a maior floresta urbana do mundo – é uma boa pedida para ocupar o final de semana tedioso. A dica é a Pedreira do Dib. O local é destino certo para quem procura esportes de aventura em São Paulo. É possível praticar diversas atividades no local, desde rapel, bungee-jump, escalada, slackline e diversos outros. O lugar está localizado em Mairiporã e está a 1.140m de altitude. Nada difícil de chegar.
O Dib, como é normalmente chamado, não é essencialmente um presente da natureza, já que por ali funcionava uma pedreira – desativada há 31 anos. Atualmente, o local é uma das melhores alternativas dos aventureiros de Sampa, que não abrem mão de praticar esportes radicais. A pedreira impressiona logo de cara, e as altas paredes instigam a imaginação de qualquer pessoa. O lugar parece um caldeirão e recebe visitas todos os dias, mas o maior movimento acontece nos finais de semana. Podemos dizer que ali é o point da escalada e do rapel. Tem que ir pra ver!
O Dib já foi alvo de diversas campanhas publicitárias, mas o seu melhor aproveitamento é, sem dúvida, para a prática do esporte de aventura, isto porque a pedreira tem mais de 55 vias para escalada, indicadas os mais variados níveis de experiência: desde o iniciante no esporte até o mais engajado na atividade. Fora isso, a pedreira oferece paredões de 108, 70 e 40 metros, ideais para o rapel. Embora seja o paradão mais alto de São Paulo, não é necessário ter experiência para poder encarar o desafio, mas é necessário ir com pessoas experientes ou profissionais habilitados. Ainda assim, não é raro encontrar alguém oferecendo o serviço no local, mas opte pelo agendamento prévio com alguma empresa especializada.
COMO CHEGAR NA PEDREIRA DO DIB?
De São Paulo – seguir até o km 79 da Rod. Fernão Dias e pegar o viaduto que cruza por cima da rodovia e seguir pela Av. Coronel Sezefredo Fagundes, sentido Mairiporã, até o alto da Serra e pegar a estrada para a o Dib.
De Mairiporã – seguir pela Rod. Fernão Dias, sentido São Paulo, e subir o túnel da Mata Fria, virar à direita na Estrada Velha de Bragança, subir até o alto da serra e pegar a estrada para a o Dib.
DICAS DA EXPLORAÇÃO
Quem vai gostar de explorar: Paulistanos que buscam aventura | Praticantes de esportes radicais | Turistas
Entrada gratuita.
Recomendação: Pratique atividades outdoor com profissionais qualificados.
Rafael Kosoniscs
Últimos posts por Rafael Kosoniscs (exibir todos)
- Box St. Burger & Bar também é referência em coquetéis - janeiro 23, 2018
- Hospedagem na Vila Madalena: 5 hostels para você escolher - novembro 24, 2015
- Parque Trianon: um pingo de selva na Av. Paulista - novembro 3, 2015
Saulo Henrique dos Santos
dezembro 23, 2018 at 03:49
Bom Dia, moro nos arredores da Pedreira e indico o local tanto para INICIANTES quanto para PROFISSIONAIS. Como foi mencionado na matéria, há empresas que alugam cordas no local. Só uma observação geografica, para quem mora na capital (São Paulo) o melhor jeito de chegar é via bairro mesmo, por que se pegarem a Fernão Dias, darão muitas voltas. já subindo diretamente a Av: Sezefredo Fagundes, o trecho é mais rápido. Só localizar-se via GPS ou MAPA. Abrçs!
Rafael Leick
dezembro 24, 2018 at 16:44
Oi, Saulo, tudo bem? Valeu a dica! 😉
Aureste Gomes
setembro 29, 2017 at 12:59
Excelente Matéria. Sou fotografo e gostaria de fazer umas imagens com modelos, é seguro? Ha alguma restrição?
Rafael Leick
setembro 29, 2017 at 23:58
Oi, Aureste, tudo bem?
Parabéns pelo trabalho. 😉 Olha só, eu não conheço a pedreira, é meu xará que foi, mas como ele comentou “O Dib já foi alvo de diversas campanhas publicitárias” no post, imagino que não seja inseguro não. Abs
leandro
agosto 8, 2016 at 19:04
Ola, gostaria de saber se e permitido nadar nessa agua.??
Parabéns pelo blog abraço
Rafael Kosoniscs
novembro 11, 2016 at 09:51
Leandro, a água não é das mais limpas. Acho que você não vai querer entrar naquela água. Abs
Ary Pontes
março 28, 2016 at 10:29
que empresas de turismo/escalada trabalham na pedreira do Dib?
quero ir escalar lá, mas não possuo experiencia nem equipamento. como devo proceder para escalar la?
Rafael Kosoniscs
novembro 11, 2016 at 09:52
Então, Ary. Para escalar no DIB já tem que saber escalar. Recomendo que faça um curso de montanhismo antes, GPM, CAP são boas opções. Abs
Rafael Leick
janeiro 20, 2015 at 13:13
Já conheço a Serra da Cantareira, mas essa pedreira ainda não.
Mas adicionei à lista 🙂
LIMITE VERTICAL
novembro 5, 2015 at 13:33
Ótima matéria e, conforme mencionado, procure sempre profissionais habilitados.
Estamos ha 15 anos em atividade no Turismo de Aventura e todos os meses temos atividades de rapel na Pedreira do Dib.