ExploraSampa
Você está aqui:  / Personas / São Paulo estimula lado fotógrafo do administrador Marcelo Aut

São Paulo estimula lado fotógrafo do administrador Marcelo Aut

Há mais de 20 anos, a Internet começou a mudar a vida de todo o planeta, com o tempo ficamos cada vez mais dependentes dela e hoje é praticamente impossível pensar nossa rotina sem ela. Junto com essa evolução, todo conteúdo começou a ganhar mais relevância se atrelado a uma imagem. O avanço das tecnologias digitais também empoderaram os indivíduos a produzir suas próprias imagens, a baixo custo. O que é ótimo e quebra barreiras para novos talentos, certo?

Foi nesse ambiente que cresceu Marcelo Aut. Graduado em Administração de Empresas e trabalhando há cerca de 5 anos com RH, o paulistano que nasceu na Vila Mariana e passou a infância em Pinheiros descobriu sua paixão pela fotografia sendo favorecida pela evolução digital. “Eu sou da época que fotografia era algo muito caro, só existiam as câmeras analógicas e seus filmes de 12, 24 e 36 poses”, relembra Marcelo, que só conseguiu comprar sua primeira câmera por volta de 2004. “A partir daí comecei a fotografar bastante, afinal, eu não gastava grana com revelação; de lá pra cá foram-se algumas câmeras, Fuji, Olympus, Sony e atualmente uso uma CanonT3i e tenho uma Sony Nex-C3”.

Aut passou alguns anos fora da cidade de São Paulo e foi quando retornou, em 2007, que seu interesse pela fotografia ganhou força, por motivos que nem mesmo ele sabe explicar bem. “Acho que São Paulo mostra que a beleza está nos olhos de quem vê, pois não temos praia, cachoeiras, mal temos natureza, ainda assim, podemos ver muita beleza na selva de pedra, acho que tudo depende de como se faz o clique.”

Explore o que a chuva deixa… #ExploraSampa

A photo posted by ExploraSampa (@explorasampa) on

 

Ele se diz apaixonado por Sampa, mesmo com todo o caos natural de uma grande metrópole. Foi um pouco desse caos envolvendo faculdade e trabalho que o afastou temporariamente da fotografia, deixando-a em segundo plano. Mas como todo bom paulistano, que tira desse tipo de situação suas verdadeiras vontades e paixões, Marcelo se formou e partiu para um intercâmbio em Toronto, no Canadá, pôs o mochilão nas costas e foi desbravar outros destinos e começou um curso básico de fotografia.

Foi aí que percebeu o que realmente o motivava e iniciou o curso Técnico em Processos Fotográficos no Senac como parte da realização de um sonho. Desde pequeno, Marcelo tinha ligação com as artes visuais, tendo no desenho sua primeira vocação, que se expressava em cartões para os pais, capas para suas fitas K7 e cadernos de escola. Hoje, mesmo gostando do emprego que tem, ele vê nas artes sua fonte de prazer verdadeiro, tendo como principais vertentes o fotojornalismo, o retrato e o esporte, em particular o skate, que ele adora, mas se considera ruim praticando e por isso prefere fotografar os skatistas e suas manobras, garantindo cliques cheios de significado.

 

Explore os espaços urbanos, explore sua cidade. #ExploraSampa #Minhocao #CentroSP

A photo posted by ExploraSampa (@explorasampa) on

 

“Eu gosto de fotografar cenas do cotidiano, coisas que passariam despercebidas para outras pessoas, mas se você fizer o enquadramento certo, tudo muda. E esse é o grande lance da fotografia, você isola o assunto e tudo se transforma, sei lá, parece mágica. (…) Pode até parecer piegas, mas eu quero tocar o coração das pessoas com a fotografia, despertar uma reflexão, um sentimento, qualquer coisa… eu quero chegar até elas.”
(Marcelo Aut)

 

E é por conta dessa mágica que São Paulo teve em sua vida profissional fotográfica que o ExploraSampa convidou o Marcelo Aut, que já usava a nossa hashtag #ExploraSampa em suas fotos da cidade para ser colaborador do projeto no Instagram.
Desde a semana passada, vocês já podem conferir cliques do Marcelo por lá, junto com os cliques dos blogueiros do projeto. Se ainda não segue a gente, não perca tempo, porque cada vez mais cliques incríveis vão figurar por lá.

Acompanhe também outros cliques do Marcelo Aut em seu Instagram pessoal.

Vale lembrar que você também pode dar as caras no Instagram do ExploraSampa no #regram (ou #repost) da semana. Use #ExploraSampa nas suas fotos da cidade e a cada 2ª feira, uma foto é selecionada e repostada.

Rafael Leick

Rafael Leick

Editor em ExploraSampa
Paulistano, publicitário e gerente de projetos. Morou em Londres, é fascinado por conhecer pessoas e considera viajar o melhor jeito de explorar a si mesmo. Até hoje, pôs os pés em 21 países e mais de 50 cidades, escreve sobre isso desde 2009 no Viagem Primata e em 2014 lançou o Viaja, Bi!.
Rafael Leick

2 Comments

  • Vanessa Pietoso

    / Responder

    Conheci Marcelo em Toronto antes de investir tecnicamente e lá estava um fotógrafo nato. Seu olhar sobre a vida já traduzia imagens de tirar o fôlego. Talento e sensibilidade são palavras que definem e fazem com que São Paulo seja retratada de forma tão singular!

    • Rafael Leick

      /

      Pois é, Vanessa. Pra traduzir a vida em imagem tem que ter um olhar apurado e dom.
      E isso o Marcelo já tem. Por isso, convidamos ele pra ser nosso colaborador 😉

RESPONDER

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão sinalizados ( obrigatório )