ExploraSampa
Você está aqui:  / Roteiros / Turismo na História: tours focados no passado de São Paulo

Turismo na História: tours focados no passado de São Paulo

Paixão à cidade, arquitetura, cultura e vontade de popularizar as histórias de São Paulo. Estas foram as motivações que levaram a dupla Paulo Rezzutti (Arquiteto e Urbanista) e Kátia Nicolav (Turismóloga) a criar o projeto Turismo na História, no qual conta o rico passado da metrópole de diversas formas.

Com a missão principal de resgatar e espalhar as memórias de São Paulo, o projeto, que é recheado de tours, já começou a ganhar as ruas de Sampa. Por meio do portal de experiências do Sabiar, é possível conhecer e contratar algumas das atrações que a empresa oferece, mas há muitas outras atividades que podem ser vistas diretamente no site do Turismo na História, confira só!

Pra quem quer conhecer São Paulo

São Paulo possui diversas faces, é considerada a capital da cultura da América Latina, da gastronomia e do entretenimento. E há muita história por trás dessa cidade que não para, que é, também, referência na arquitetura e nas artes.

E foi pensando em toda essa riqueza que o Turismo na História elaborou roteiros temáticos, que visam ajudar o turista – e também o paulistano – a decidir que tipo de experiência quer ter.

Os temas mais procurados são: São Paulo: 5 Séculos de Curiosidade, Os Mistérios da Cidade e A Morte Fora do Cemitério. Conheça mais sobre cada um deles:

 

São Paulo: 5 Séculos de Curiosidade

Foto: ExploraSampa

Foto: ExploraSampa

É um passeio para quem deseja conhecer, de um modo geral, o passado de São Paulo. Este tour, conta “causos” emocionantes e engraçados da cidade, além de discorrer muito sobre a vida dos primeiros paulistanos.
Esta experiência foi criada para contar fatos curiosos, relembrar personagens inusitados e abordar muitas outras histórias.

O tour acontece no Centro Histórico, é feito a pé, com duração de 3 horas.

Conheça o tour!

 

Os Mistérios da Cidade

Foto: Turismo na História

Foto: Turismo na História

É um passeio destinado a quem gosta de uma boa história de mistério. Este tour aborda as lendas urbanas de São Paulo, além de contar sobre os crimes mal solucionados e histórias inusitadas da cidade, mas tudo de forma descontraída e intrigante.

O tour aborda, também, sobre os personagens que, mesmo depois de mortos, se tornaram famosos em São Paulo. O passeio conta sobre a Maldição do Anhangabaú, a história da “Pisadeira da Mão Furada”, o crime do “Restaurante Chinês”, dos fantasmas da Marquesa de Santos e do Brigadeiro Tobias de Aguiar, além de muitas outras. O roteiro é feito à noite para que os clientes entrem no clima de mistério. É um dos passeios mais divertidos.

O tour é feito a pé, tem duração de 3 horas, com visita externa ao Edifício Martinelli, Praça Antônio Prado, Pátio do Colégio, Solar da Marquesa de Santos, Faculdade de Direito do Largo de São Francisco e Viaduto do Chá.

Conheça o tour!

 

A Morte Fora do Cemitério

a-morte-fora-do-cemitério

Foto: Turismo na História

É um tour que acontece no centro antigo de São Paulo. O passeio mostra os locais – totalmente inusitados – onde pessoas já foram sepultadas. Muitos desses lugares são, atualmente, passagens de pedestres e carros. É um tour curioso.

Antes de meados do século 19, quando foi inaugurado o Cemitério da Consolação – o primeiro cemitério público de Sampa – as pessoas eram enterradas dentro das Igrejas ou ao redor delas, dependendo da condição social. Alguns desses locais ainda existem e estão preservados, mas outros foram soterrados por concreto e se transformaram em calçadas e ruas.

E o objetivo do tour é mostrar estes lugares, além de ensinar os antigos costumes, apresentando as crenças populares e a noção de morte que era aplicada na época.

O tour é feito a pé, tem duração de 3 horas, com visitação externa às igrejas de São Bento, a Ordem Terceira de São Francisco, a Ordem Terceira do Carmo, Capela dos Aflitos e a Capela do Menino Jesus de Praga e de Santa Luzia. 

Conheça o tour!

Conheça mais sobre Turismo na História: Visite o site e acesse a fanpage!

ap1

 

[+] Inscreva-se no nosso canal

 

ExploraSampa

ExploraSampa

Editor em ExploraSampa
Projeto idealizado e mantido por blogueiros apaixonados por São Paulo, que pretendem mostrar pro Brasil que nossa “terra da garoa” é mais do que uma selva de pedra. O ExploraSampa é: Rafael Leick, do blog Viagem Primata, Rafael Kosoniscs, do blog Seu Mochilão e Jonathan Padua, do blog Eu Vou De Mochila.
ExploraSampa

5 Comments

  • rosana cristina

    / Responder

    Parabéns por tudo o que vem fazendo Paulo Marcelo, estou mega feliz por você.

    • Rafael Leick

      /

      Obrigado pelo comentário, Rosana! 😉

  • Rafael Leick

    / Responder

    O tour que fizemos no 1º ExploraSampa Weekend foi incrível.
    Cacau manda muito bem na explicação e tornou lugares que tô acostumado a passar em novas experiências. Foi show!

    • Rafael Leick

      /

      Faça porque vale mega a pena! Você com certeza vai curtir.
      bjs

RESPONDER

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão sinalizados ( obrigatório )